Três coisas básicas para tirar uma boa foto.
Aprendi na segunda aula da disciplina de fotografia três coisas muito importante para tirar uma boa foto e queria compartilhar de uma forma pratica, rápida e atrativa.
três perguntas básicas que temos que entender para saber mais como tirar uma boa foto.
O que é ISO?
. ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada.
Porém, existem consequências. Um ISO baixo capta pouca luz, porém quase não apresenta ruído (aqueles pontinhos granulados, geralmente nas áreas mais escuras da foto) e os contornos ficam mais nítidos. Já um ISO maior, apesar de permitir fotografar com pouca luz, gera um ruído perceptível e prejudica a nitidez dos detalhes, o que pode arruinar uma boa fotografia.
O que é diafragma na fotografia?
O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz).
Diafragma mais aberto = mais luz = menor o número.
Diafragma mais fechado = menos luz = maior o número.
A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma nomenclatura própria, denominada ESCALA DE NÚMEROS F/STOP.
Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva, e menos luminosa a imagem se formará. Esta escala se apresenta da seguinte forma: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/64.
O que é velocidade na fotografia?
O obturador nada mais é que uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz.
O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.
Na maior parte do tempo, usaremos frações de segundos. Sem sustentação (um tripé por exemplo), apenas um segundo com o obturador aberto pode ser o suficiente para a foto ficar tremida e/ou borrada. É importante lembrar que as câmeras não mostram a fração como 1/500, e sim apenas o 500. Quando for um segundo inteiro, ela mostrará o valor do segundo com um sinal de apóstrofo ( ‘ ).
Frações de segundos em relação a um segundo inteiro:
- 60 = 60/1
- 125 = 125/1
- 2′ = 2 segundos
Por exemplo, vamos comparar 1/50 e 1/500:
• 1/50 = Tempo maior com o obturador aberto = menor a velocidade = mais luz
• 1/500 = Tempo menor com o obturador aberto = maior a velocidade = menos luz
• 1/500 = Tempo menor com o obturador aberto = maior a velocidade = menos luz
O tempo de exposição não define apenas a quantidade de luz que entra no sensor, mas também é responsável por congelar ou borrar objetos em alta velocidade. Para fotografar um carro de Fórmula 1, por exemplo, é necessário uma velocidade rápida, como 1/4000, 1/3000 ou 1/2000.
Por outro lado, caso a intenção seja borrar algo em movimento, como cachoeiras, então é necessário fazer uma longa exposição, para pegar o movimento da água, gerando o efeito ‘' Véu de noiva".
![]() |
véu de noiva |
Referências:
https://www.tecmundo.com.br/7978-fotografia-para-que-serve-o-iso-.htm
http://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/o-que-e-diafragma-fotografia/
http://www.photopro.com.br/fotografia/velocidade-na-fotografia/
Comentários
Postar um comentário