Tipos de luzes para a fotografia.
Praticamente tudo que emite luz pode ser uma fonte de iluminação para a fotografia, mas existem algumas principais, que iremos abordar. A primeira divisão que se deve ter em mente é que existem três tipos de fontes de luz: naturais, artificiais e ambientes. Saber aproveitá-las em conjunto é muito importante. Fontes de iluminação naturais são as luzes que estão no ambiente e fazem parte dele. O sol, claro, é a principal fonte de iluminação natural e pode se comportar de diversas formas.
Luz dura e luz suave. O que é isso?
Luz dura é aquela que incide diretamente sobre o objeto fotografado, causando uma sombra bem marcada e nítida. O sol, em um dia sem nuvens, projeta exatamente esse tipo de iluminação.
Já a luz suave é aquela que gera sombras sem contornos nítidos e não é possível dizer exatamente em que ponto essa sombra começa ou termina. Em um dia nublado, a luz do sol se comporta dessa forma. Veja nas imagens a seguir (as duas fotografias foram feitas utilizando-se apenas da luz do sol) a diferença entre os dois tipos de iluminação:
Luz natural
Provavelmente, este é um dos tipos de luzes mais lisonjeiros para iluminação de uma fotografia, talvez porque é a maneira que mais se assemelha a forma como vemos as coisas. Quando você sai para uma volta no parque se depara com muitos objetos e pessoas, e a luz natural é a única chance de obter o mesmo resultado dos seus olhos.
Luz artificial
Não é sempre que a luz natural é suficiente, você pode precisar usar de equipamentos de iluminação para criar um bom ambiente para suas fotos. São diversas as razões para que a luz artificial seja usada na fotografia, algumas delas podem ser: necessidade de mais luz, luz diferente, você precisa controlar a iluminação, etc.
Incandescente
Esta iluminação pode ser usada em uma lâmpada comum ou grande lâmpadas de tungstênio, conhecidas como luzes quentes, mais usadas no estúdio e em sets de filmagem. Eles são quentes em temperatura de cor em comparação com a luz natural.
Fluorescente
A maioria dos edifícios públicos e escritórios são iluminados com tubos fluorescentes. Estes tipos de luzes são usados por décadas. Não são muito comuns em fotografia, mas, podem ser muito úteis uma vez ou outra, em especial se estiver filmando em escritórios corporativos.
Lâmpadas CFL
Os fotógrafos também podem contar com novas lâmpadas fluorescentes, chamadas de CFL ou luz fluorescente compacta. Elas ajudam a resolver a crise energética, mas na realidade trazem mais problemas do que benefícios. Muitas das lâmpadas CFL emitem eletricidade suja, completamente prejudicial a seres humanos e causadores de dor de cabeça, problemas ópticos, e assim por diante.
Led
LED significa diodos emissores de luz. Normalmente, há uma série de diodos luminosos em cada lâmpada para gerar estes tipos de luzes. Estas luzes são realmente novas no mercado da fotografia e vídeo, mas o seu uso é cada vez mais comum, especialmente no perímetro de iluminação para o uso doméstico. Você provavelmente também usa uma delas, se anda de bicicleta.
Flash e Strobe
Lembra-se das danças do ensino médio com a luz estroboscópica piscando e o globo de espelho? Bem, isso é exatamente o que é o flash da câmera. Os tipos de luzes conhecidos como Strobes, ou flashes, são bem diferentes de todos as outras que vimos até agora.
referencias:
https://www.tecmundo.com.br/9930-fotografia-entenda-os-diferentes-tipos-de-iluminacao.htmhttps://blog.emania.com.br/tipos-de-luzes-na-fotografia/
https://blog.emania.com.br/tipos-de-luzes-na-fotografia/
https://blog.emania.com.br/tipos-de-luzes-na-fotografia/
Comentários
Postar um comentário